segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Curta gay dirigido por James Franco é premiado em Berlim

Conheça os filmes premiados no Festival de Berlim 2010

james-franco O mais que simpatizante ator James Franco deve estar feliz da vida. Seu curta “The feast of Stephen”, baseado no poema homônimo do norte-americano Anthony Hecht, levou o Teddy Bear no Festival de Berlin na última sexta-feira, 19. Vale lembrar que o Teddy é o principal prêmio do cinema queer no mundo. O filme dirigido por James mostra os sentimentos de um jovem homossexual ao observar um jogo de basquete.

Duas produções brasileiras fizeram parte da programação em 2010: "Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho, e Fucking different São Paulo, este último produzido em parceria com o Associação Cultural MixBrasil.

"The kids are all right" foi eleito Melhor Longa-Metragem. Dirigidas por Lisa Cholodenko, no filme as atrizes Julianne Moore e Annette Bening interpretam um casal de lésbicas cujos filhos adolescentes pedem para conhecer seu pai biológico (Mark Ruffalo).

Veja os demais premiados em Belim
- Urso de Ouro de melhor filme: "Bal" (Mel, em turco) de Semih Kaplanoglu
- Urso de Prata - Grande prêmio do júri: "Eu cand vreau sa fluier, fluier", do romeno Florin Serban
- Urso de Prata de melhor cineasta: o franco-polonês Roman Polanski por "The ghost writer"
- Urso de Prata de melhor ator: os russos Grigori Dobrygin e Serguei Pouskepalis pelo papel em "How I ended this summer" de Alexei Popogrebsky.
- Urso de Prata de melhor atriz: a japonesa Shinobu Terajima
- Urso de Prata de melhor contribuição artística: Pavel Kostomarov pela fotografia de How I ended this summer, de Alexei Popogrebsky (Rússia).
- Urso de Prata de melhor roteiro: "Tuan Yuan" (Apart together), de Wang Quan'an (China).
- Prêmio Alfred-Bauer, nome do primeiro diretor da Berlinale: "Eu cand vreau sa fluier, fluier", de Florin Serban (Romênia/Suécia).
- Urso de Ouro de melhor curta-metragem: "Händelse Vid Bank" de Ruben Ostlund (Suécia).
- Urso de Prata de curta-metragem: "Hayerida", de Shai Miedzinski (Israel)
- Câmera da Berlinale (honorífico): cienasta japonês Yoji Yamada
- Urso de Cristal da seção Generation 14 (crianças e adolescentes): "Neukölln Unlimited" de Agostino Imondi e Dietmar Ratsch (Alemanha)

fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...