quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Alemanha: Angela Merkel e dirigentes do futebol dão apoio a jogadores homossexuais do país

Jogador da Bundesliga assumiu-se gay em anonimato e dirigentes pedem que atletas gays assumam opção para diminuir preconceito

Angela MerkelDois dias depois de a revista alemã "Fluter" publicar entrevista com um jogador gay que disputa a Bundeliga, a chanceler do país, Angela Merkel, e dirigentes do futebol da Alemanha , garantiram total apoio aos jogadores que decidam assumir sua homossexualidade.

"Ele vive em um país onde não deve temer ir nem vir. Estamos dando um sinal claro. Você não deve ter medo. Esta é minha mensagem para todos", disse Merkel.

Na entrevista em questão o jogador pede anonimato e relata a dificuldade de assumir sua condição diante do machismo que existe no esporte. Segundo a publicação, o jogador teme que sua carreira seja comprometida por conta de sua preferência sexual.

"A Alemanha é uma nação tolerante e já mostramos que não temos problemas com esta questão na política. No futebol não deve ser diferente", disse Merkel. O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, é homossexual assumido. 

Dois dirigentes do futebol alemão também expressaram apoio aos jogadores que se assumirem gays. "Eu não posso imaginar que um jogador gay possa vir a ter problemas com nossos torcedores. O Bayern está preparado e toda a sociedade está", disse Uli Hoeness, diretor de futebol do Bayern.

"Se um jogador decide reconhecer publicamente que é homossexual, precisará do apoio da Federação e garanto que terá todo nosso respaldo", disse o presidente da Federação Alemã, Wolfgang Niersbach.

fonte: iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...