sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Twitter tem cerca de 1 milhão de comentários homofóbicos por mês

Será que existe muita homofobia nas redes sociais? Certamente, foi esta a pergunta que o Instituto para os Estudos e Serviços de Minorias Sexuais (iSMSS, na sigla em inglês), da Universidade de Alberta, fez ao lançar o site NoHomophobes.com, que rastreia e contabiliza o uso de insultos homofóbicos no Twitter.

Mesmo sabendo que a homofobia ainda está muito presente na internet, os resultados do microblog, porém, assustam. ONoHomophobes.com foi lançado dia 5 de julho, e, após cerca de 80 dias no ar, já contabilizou, por exemplo, mais de 2 milhões de menções a "faggot" (foto), palavra ofensiva em inglês que podemos traduzir como "veado".

De acordo com as estatísticas, "faggot" é tuitada quase 1 milhão de vezes por mês, ou mais de 10 milhões de vezes em um ano, informou reportagem do siteBuzzFeed. A análise contabiliza ainda as expressões "so gay" ("tão gay"), "no homo" (expressão bastante usada no hip-hop para rejeitar qualquer coisa que possa ser associada à homossexualidade) e "dyke" (palavra ofensiva contra lésbicas).

"Nunca imaginamos a escala da homofobia casual que de fato existe nas mídias sociais. O uso de linguagem homofóbica permanece como um das poucas formas de discriminação socialmente aceitáveis [...], é ainda prevalente e pode ser ouvida em qualquer lugar em nossa sociedade", comentou o diretor associado do iSMSS, Dr. Kristopher Wells, ainda segundo o BuzzFeed.

Quem quiser saber mais sobre o uso de linguagem homofóbica no Twitter, pode conferir aqui. O site também captura os últimos posts que as contêm. Bafo, não?

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...