quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cientistas dão nome de Lady Gaga a novas espécies de samambaia

"Nós homenageamos Gaga devido à defesa fervorosa da cantora pela igualdade e pela expressão individual”, diz pesquisadora

Lady Gaga e samambaia

Cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, homenagearam a cantora pop Lady Gaga ao escolherem o nome de um novo gênero de samambaias, descoberto em regiões da América Central e do Sul, além do México e dos EUA. A este gênero, batizado de ‘Gaga’, pertencem 19 espécies - duas delas recém descobertas.

O motivo? Primeiro porque as plantas, em uma das fases iniciais da vida – antes de se tornarem grandes e cheias de folhas –, são muito parecidas com um dos figurinos famosos da cantora. Além disso, quando os cientistas fizeram o sequenciamento do DNA das espécies – representado sempre pelas letras ATCG, combinadas de diferentes formas –, descobriram a sequência GAGA.

Lady Gaga e samambaia 02

“Nós quisemos dar o nome de Lady Gaga a este gênero também por conta da defesa fervorosa da cantora pela igualdade e pela expressão individual”, afirma Kathleen Pryer, coordenadora do estudo.

Duas das espécies do gênero ‘Gaga’ são inéditas para a ciência. Gaga germanotta, encontrada na Costa Rica, foi nomeada em homenagem ao nome de nascença da artista, Stefani Germanotta. Outra espécie, Gaga monstraparva, encontrada no México, tem nome dedicado aos fãs de Lady Gaga, chamados comumente por ela de “pequenos monstros”.

fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...