quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Estados Unidos: Número de candidatos gays ao Congresso bate recorde

Tammy BaldwinAtivistas dos direitos de gays, lésbicas e simpatizantes têm motivos para comemorar nesta campanha para o Congresso americano. De acordo com relato da Associated Press, o número de candidatos assumidamente gays disputando uma vaga bateu recorde. Se os eleitores derem seu aval nas urnas, o Congresso poderá contar com o primeiro legislador gay americano de origem asiática, Mark Takano, da Califórnia, a primeira legisladora que assume ser bissexual, Kyrsten Sinema, do Arizona e a primeiro senadora gay, Tammy Baldwin, do Wisconsin.

No total, oito candidatos gays estão disputando uma vaga na Câmara, incluindo dois nomes que são considerados favoritos na disputa, os democratas Jared Polis, do Colorado, e David Cicilline, de Rhode Island. Há também um republicano no grupo, Richard Tisei, que tem feito uma campanha competitiva em Massachusetts.

Em comum, todos os candidatos afirmam que a própria orientação sexual já não é mais um tema de discussão na campanha. Segundo a AP, mesmo os candidatos mais conservadores têm hesitado, na maioria dos casos, em adotar atitudes preconceituosas contra gays e lésbicas nas disputas federais.

- As pessoas sabem que a intolerância é má política – disse o democrata Sean Patrick Maloney, um ex-conselheiro de Bill Clinton que tenta substituir o republicano Nan Hayworth, de Nova York.

Maloney, que tem três filhos com seu parceiro de 20 anos, tem criticado o concorrente por não apoiar o casamento entre pessoas de mesmo sexo, mas segundo ele, os temas que mais preocupam o eleitorado no momento são as propostas contra o Medicare, o programa de saúde pública para idosos, e sugestões de corte de recursos para o Planned Parenthood, organização que fornece serviços de saúde reprodutiva e serviços voltados para mães e crianças.

Dos quatro legisladores no mandato atual assumidamente gays, dois estão deixando o Congresso. Um deles é Barney Frank, democrata de Massachusetts, e Tammy Baldwin, (foto) que decidiu concorrer a uma vaga ao Senado.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...