sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Campanha pede que universitários usem saia em sinal de protesto contra morte de ativista gay

companha contra homofobiaUm grupo de estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, adotou o uso de saias em sinal de protesto contra a morte do ativista gay Lucas Fortuna, de 28 anos. Ele foi encontrado morto no último dia 18 na Praia de Calheta, em Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. A polícia pernambucana está em fase de investigação para saber se houve assassinato com motivação homofóbica.

> Colegas acreditam que homofobia motivou morte de jornalista goiano

> OEA vai acompanhar assassinato de jovem ativista de Goiás

Para homenagear Lucas, durante toda esta semana alunos de cursos como Comunicação Social, Enfermagem, Geografia e Ciências Sociais foram às aulas de saia, peça usada pelo ativista goiano em encontros estudantis em que era discutida a diversidade sexual.

A iniciativa faz parte da campanha "Tirem suas saias do Armário” do Setorial LGBT da Executiva Nacional de Comunicação Social (Enecos). De acordo com a nota publicada pelos estudantes de comunicação social o Brasil encontra-se em primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos, concentrando 44% do total de execuções de todo o mundo, segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB).

Ações similares aos estudantes da UFMA foram adotadas na Bahia, Alagoas, Minas Gerais e Piauí e visam também a aprovação imediata do Projeto de Lei 122/2006, que torna crime a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...