quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jovens gays são maioria entre novos casos de AIDS, aponta boletim do Ministério da Saúde

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (20), o Brasil registrou 38,8 mil novos casos de AIDS este ano. Deste número, mais da metade são jovens de 15 a 24 anos que fazem sexo com outros homens.

“Estamos absolutamente convictos que existe uma geração de brasileiros que não está sensibilizada com relação à proteção do HIV. É uma nova geração que não viveu o enfrentamento da luta contra a Aids, que não perdeu ídolos da música e do esporte", declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Um dos maiores problemas enfrentados não é a falta de informação entre os jovens mas, sim, o comprometimento em usar o preservativo. Segundo Padilha, “mais de 80% desse grupo sabe que preservativo é importante, mas só 50% usa na primeira relação sexual”. Este índice, citado pelo ministro, cai ainda mais quando a relação entre os parceiros se torna duradoura.

De acordo com Pedro Chequer, coordenador no Brasil da Unaids (entidade da ONU responsável pelo estudo da AIDS), a única forma de aumentar a conscientização entre os jovens é levar o debate para dentro das escolas.

“Temas como a diversidade e as relações sexuais seguras precisam ser discutidos nas escolas, não de forma teológica mas sim científica, sem preconceito”, afirmou.

Além de focar na prevenção entre jovens, a campanha de 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, irá abordar brasileiros que são portadores mas desconhecem o diagnóstico.

Segundo estimativa nacional, 135 mil pessoas no país têm Aids mas não sabem do diagnósticos e, assim, começam tardiamente o tratamento.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...