sábado, 29 de dezembro de 2012

Estados Unidos: Casamento gay aprovado por voto popular no Estado de Maine entra em vigor

Steven Bridges e Michael SnellApós aguardar durante anos e ver o direito ao matrimônio quase garantido - para então ser novamente cancelado -, casais gays na maior cidade do Estado americano de Maine não quiseram esperar nem um minuto a mais para se casar quando a lei que permite a união homossexual passou a vigorar, na madrugada deste sábado. Entre os participantes da cerimônia noturna estavam Steven Bridges e Michael Snell, que se uniram extraoficialmente há seis anos, mas tornaram o casamento oficial apenas hoje, com a permissão garantida pela nova lei estadual.

"É histórico. Esperamos nossas vidas inteiras por isso", afirmou Bridges, um gerente de varejo que mantém um relacionamento com Snell, um massagista, há nove anos. Bridges, 42 anos, e Snell, 53 anos, puseram flores lavanda e púrpura sobre camisetas pretas com as palavras "amor é amor".

Sob o olhar das duas filhas adultas de Snell, eles trocaram votos no cartório local depois de obter a primeira licença de casamento para um casal do mesmo sexo em Portland. O casamento gay foi aprovado em novembro, tornando Maine e dois outros Estados os primeiros a garantir esse direito através do voto popular. A lei já está em vigor em Washington, e em Maryland passa a valer a partir de terça-feira, o primeiro dia de 2013.

O casamento gay já era legalizado em New York, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e no Distrito de Colúmbia, porém as leis nesses lugares foram promulgadas por legisladores ou aprovadas por meio de decisões judiciais. O Poder Legislativo de Maine havia aprovado o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo antes, no entanto a decisão foi revogada por um referendo estadual há três anos, decepcionando casais que já haviam feito planos. Apoiadores das causas homossexuais coletaram assinaturas para que o assunto voltasse à pauta - e, desta vez, fosse aprovado com facilidade.

O governador Paul LePage certificou o resultado das eleições em 29 de novembro, e dali a 30 dias a lei entraria em efeito. Além de legalizar o casamento gay, Maine também passa a reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo realizada em outros Estados.

fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...