quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Governo registra 7.527 denúncias de violações aos LGBT em 2012

Maria do RosárioEm 2012, foram registradas 7.527 denúncias contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. A informação é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em um balanço sobre violação de direitos humanos divulgado nesta segunda-feira, 10 de dezembro.

Dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, mostram que de janeiro a novembro deste ano foram feitas 7.527 denúncias contra 2.537 realizadas em 2011 de casos de homofobia. A pesquisa mostrou um aumento de 197%, número que só não é maior do que as violações contra idosos entre as categorias pesquisadas.

Na população LGBT, a violência psicológica responde por 93,2% das denúncias. Em seguida aparecem discriminação (82,7%) e violência física (36,2%). As denúncias são encaminhadas principalmente para os gestores de política LGBT, os centros de referência no combate à homofobia, os serviços de segurança pública e a defensoria pública. Os homens são as maiores vítimas (79%), que se concentram na faixa etária entre 18 e 24 anos. A maioria das vítimas é homossexual ou bissexual, mas houve até mesmo 2% de heterossexuais vítimas de homofobia.

Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o aumento nos números ocorreu porque a população percebeu que o serviço é confiável. "Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço", explicou.

Desde de maio de 2003, o serviço é operacionalizado sob responsabilidade do governo federal. Funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A ligação é gratuita.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...