quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Israel: Apesar do país proibir o casamento gay, juiz concede divóricio a casal de homossexuais

Uzi Even e Amit KamaEm decisão inédita, o Estado de Israel deu permissão para um casal gay se divorciar. Uma decisão contraditória, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não possui legalidade no país.

O juiz Yehezkel Eliyahu, da Vara de família Ramat Gan, na região de Tel Aviv, concedeu o divórcio a Uzi Even, de 72 anos, e seu parceiro há 23 anos, Amit Kama, 52. Os dois se casaram em Toronto em 2004 e conseguiram o reconhecimento em Israel com base numa decisão da Suprema Corte, de 2006, que reconheceu casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados fora do país.

Segundo Judith Meisels, advogada do casal, o Ministério do Interior ainda pode ser vetar a decisão, mas o processo provavelmente teria que passar pela Justiça. Especialistas legais enxergam o acontecimento como um precedente para os direitos dos gays. Em um país cujas tradições familiares são fortes e cortes religiosas supervisionam casamentos, divórcios e enterros, a iniciativa mostra uma mudança de postura e maturidade das instituições de poder.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...