sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Camarões: Violência contra homossexuais e lésbicas no país preocupa a ONU

Escritório para os Direitos Humanos salienta que indivíduos presumivelmente homossexuais seriam alvos de assédio, intimidação e prisão.

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse estar "profundamente preocupado" com relatos sobre a situação das pessoas suspeitas de serem gays ou lésbicas nos Camarões.

Um comunicado, publicado esta sexta-feira, em Genebra, salienta que indivíduos presumivelmente homossexuais seriam alvo de assédio, intimidação e prisão.

Prisão e Multa
O Escritório defende que o atual Código Penal do país, da África Ocidental, criminaliza "relações sexuais com uma pessoa do mesmo sexo", e prevê uma pena de até cinco anos de prisão e multa.

Para o escritório, a lei viola os instrumentos internacionais de direitos humanos assumidos pelo país além dos direitos à privacidade e à liberdade contra a discriminação garantidos pelo Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.

fonte: UOL

Jogos Nacionais da Diversidade entram para o calendário oficial da Parada Gay de São Paulo

jogos da diversidadeO Comitê Desportivo GLS do Brasil firmou uma parceria com a Associação da da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) para que os Jogos Nacionais da Diversidade – JODS entrem para o calendário oficial do mês do Orgulho LGBT da cidade.

A proposta veio após a primeira edição do evento, que seria realizado entre os dias 15 a 18 de novembro na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ter sido adiada e transferida para o mês de junho na cidade de São Paulo. Em entrevista ao Mix, o presidente do CDG, Érico Santos, esclareceu que o comitê organizador em Campo Grande, que unia prefeitura e governo estadual, não fez a captação de apoiadores por meio de Lei de Incentivo ao Esporte.

Criado com o objetivo de promover a visibilidade e a cidadania da comunidade LGBT nos esportes, os JODS busca a celebrar a paz e o respeito aos direitos humanos em uma espécie de “Olimpíada Gay”, com participação livre e aberta independente da orientação sexual em um evento único, como já existe em diversos países da Europa e da América do Norte.

fonte: MixBrasil

DJ Filipe Guerra estará no ‘TV Xuxa’

DJ Filipe Guerra TV XuxaO DJ Filipe Guerra será um dos convidados do programa “TV Xuxa” desta sábado (17). Ele irá animar a plateia presente na atração comandada pela rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel.

Filipe tocou alguns de seus sucessos como “After All” e “Brand New Day”, seu novo hit “Moving On”, além de um remix para “Somebody That I Used To Know”, de Gotye.

O “TV Xuxa” também tem entre as atrações musicais o cantor Thiaguinho, a banda mexicana Maná, o grupo Capital Inicial. A cantora Lorena Simpson estará presente como uma das juradas no quadro “Batalha no Salto”.

fonte: GOnline

Inglaterra: Ex-militar realiza cirurgia e se torna mulher depois de 25 anos servindo o Exército

Russell JacksonRussell Jackson passou 25 anos no Exército britânico enfrentando perigo e lidando com a perda de seus colegas. No entanto, nada o angustiava mais do que sua identidade de gênero.

Desde pequeno, o ex-militar guardava para si o desejo de se tornar mulher. E foi somente aos 47 anos que ele criou coragem e começou os tratamentos para realizar sua cirurgia de readequação sexual.

Hoje, Russel, que agora se chama Jennine, se declarou completamente satisfeita com seu corpo, em reportagem ao jornal “The Sun”.

"Desde nova eu sabia que era diferente. Eu não estava feliz com o que eu era, mas fiz o contrário do que queria fazer. Tentei ser um homem", afirmou.

Jennine, que realizou sua última cirurgia em 2011, resolveu só agora tornar pública a sua história e mostrar que nunca se sentiu tão bem com seu corpo.

fonte: A Capa

Nigéria tramita lei contra casamento gay e manifestações de afeto entre homossexuais

Organizações que lutam por direitos dos homossexuais também se tornariam ilegais

Na Nigéria, os legisladores deram mais um passo para a aprovação de uma lei que proíbe o casamento homossexual e demonstrações públicas de afeto entre pessoas do mesmo sexo. O projeto, aprovado no Senado, foi ratificado agora por unanimidade pela Câmara dos Representantes e prevê uma pena de prisão de até 14 anos para o casal e de 10 anos para quem for conivente com a união. Organizações que lutam pelos direitos dos homossexuais se tornariam ilegais de acordo com a noa lei, o que pode prejudicar o trabalho de ONGs que auxiliam no tratamento da Aids.

- O matrimônio entre pessoas do mesmo sexo é algo estranho à nossa cultura e à nossa sociedade, e não foi ordenado por Deus. Esta prática não tem lugar na nossa cultura, na nossa religião, na Nigéria e em nenhum lugar da África. É imoral e supõe uma degradação da nossa cultura - disse Mulikat Akande-Adeola, líder da maioria no Congresso.

Femi Gbajabiamila, que lidera a minoria na casa, afirmou que a lei representa a "convergência da lei e da moralidade".

Cada cláusula do projeto ainda será revisada para passar por uma última votação no Congresso. O documento será, então, apresentado ao presidente Goodluck Jonathan, que deve sancioná-lo e transformá-lo em lei.

A aprovação da lei no Senado em novembro de 2011 suscitou fortes críticas da comunidade internacional, incluindo países como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Alguns, inclusive, consideraram encerrar a ajuda humanitária ao país caso a lei fosse aprovada. A Anistia Internacional afirmou que o projeto ameaça os direitos humanos de um grande número de pessoas.

Na época, o presidente do Senado, David Mark, ignorou os pedidos:

- É injusto vincular a assistência que estão prestando à Nigéria às leis que aprovamos em defesa dos interesses de nossos cidadãos. Se é assim, pensaremos que esta ajuda é feita com segundas intenções. Se ela tem o objetivo de hipotecar nosso futuro, nossos valores, nossos costumes e nossa forma de vida, então acabem com essa assistência - sentenciou.

A população da Nigéria é religiosa, sendo que parte significativa dos 160 milhões de cidadãos são cristãos ou muçulmanos. O país mais povoado da África é dividido em mais de 200 grupos tribais e sofre com muitas tensões pelas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

fonte: O Globo

Dinamarca: Pinguins gays 'adotam' filhote em zoológico

Pinguins-imperadores machos começaram a agir como casal há dois anos. Zoo cogitou 'adoção' após os dois tentarem roubar ovos de outros pinguins.

pinguins gayUm casal de pinguins gays "adotou" um filhote recentemente no Zoológico Odense, na Dinamarca, segundo uma nota divulgada pela instituição. Os animais, dois pinguins-imperadores machos, começaram a demonstrar comportamento de casal há dois anos, o que não é novidade na espécie, de acordo com o zoo.

Os tratadores dos pinguins perceberam que os dois machos tentaram roubar ovos de outros animais durante a época de reprodução. Isso levou os funcionários a cogitar a "adoção" para o casal.

É comum que algumas espécies de pinguins tenham comportamento monogâmico, isto é, um parceiro durante toda a vida, diz o zoo. No caso da espécie dos pinguins-imperadores, o casal divide a tarefa de chocar os ovos.

O problema de "paternidade" do casal de machos do Zoológico Odense foi resolvido após uma fêmea da espécie agir de forma incomum, tendo botado dois ovos produzidos com dois machos diferentes, para depois abandoná-los, segundo a nota.

Os tratadores decidiram deixar um dos ovos abandonados com o casal de pinguins machos. Para garantir que eles aprenderiam a chocar, foram usados ovos artificiais, em testes realizados pelo zoo.

Os dois pinguins-imperadores machos cuidaram do ovo e se dividiram para recolher comida, como faria qualquer casal da mesma espécie.

O filhote "adotado" nasceu há um mês. A "família" está separada do resto da colônia para adaptação do filhote, por enquanto, informa o zoo. Em breve eles devem ser reintroduzidos ao grupo de pinguins-imperadores, quando o bebê tiver adquirido mais algum tempo de vida.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...