quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Goiás: Juiz usa Facebook para chamar casamento gay de “aberração”

Comentário foi feito no Facebook

juiz Platão E. RibeiroCom nome de filósofo grego, o juiz Platão E. Ribeiro, que atua em Anápolis (50 km de Goiânia), está sendo alvo de protestos da militância após usar o Facebook para se manifestar contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ele chamou a união homoafetiva de aberração e provocou a reação da Comissão de Direito Homoafetivo da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Goiás (OAB-GO) e de entidades LGBT.

Comentando uma foto na rede social onde aparecia um casal gay de bonequinhos em cima de um bolo de casamento, comemorando a aprovação do casamento igualitário no Uruguai, Platão disse que "a chamada realidade não passa de uma aberração. Desses matrimônios nascerão cocôs, pois serão concebidos pela saída do esgoto".

juiz Platão E. Ribeiro reprodução facebook

Após a publicação do comentário, o Conselho Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) de Goiás decidiu por unanimidade divulgar uma nota oficial contra a postura do juiz.

Em nota, a presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-GO, Chyntia Barcellos, lamentou o comentário de baixo calão feito pelo magistrado. Segundo ela, tal atitude, além de ser incompatível com o Estado Democrático de Direito, é atentatória à dignidade e igualdade de milhares de cidadãos brasileiros, preceitos consagrados pela Constituição Federal de 1988.

Chyntia disse ainda que a Comissão irá tomar medidas contra a postura do juiz, entre elas o encaminhamento do fato à Corregedoria do TJ-GO (Tribunal de Justiça de Goiás). Ela reforça que o TJ-GO tem histórico de posicionar-se a favor das famílias homoafetivas mesmo antes da decisão do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a união homoafetiva como entidade familiar, equiparando-a em direitos e obrigações à união estável entre o homem e a mulher em maio de 2012.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...