sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Número de assassinatos de LGBT no Brasil cresce 50% em um ano, diz Grupo Gay da Bahia

bandeira LGBT com sangueO Grupo Gay da Bahia (GGB) mais uma vez divulgou seu relatório anual de assassinatos de pessoas LGBT no Brasil, e mais uma vez o número só faz crescer, infelizmente. Segundo o levantamento, divulgado pela entidade baiana na última quinta-feira, 10 de janeiro, foram 336 mortes de LGBT em 2012 – contra as 226 de 2011, ou seja, um aumento de quase 50%.

Para o antropólogo Luiz Mott, coordenador do levantamento, 99% dos homicídios listados tiveram um "agravante" de natureza homofóbica. "Seja a homofobia individual, quando o assassino tem mal resolvida sua própria sexualidade; seja a cultural, que pratica bullying contra a comunidade; seja a institucional, quando o governo não garante a segurança dos espaços frequentados pelo movimento LGBT", afirma Mott.

Segundo ele, os números são ainda maiores, já que nem todo assassinato por homofobia é noticiado, registrado. "A subnotificação destes crimes é notória. Nossos números são apenas a ponta do iceberg." O levantamento completo deve ser divulgado no site http://homofobiamata.wordpress.com.

Ele aponta que os gays lideram as mortes, com 188 registros (56%), seguidos de 128 de travestis (37%), 19 de lésbicas (5%) e dois de bissexuais (1%). São Paulo teve o maior número de homicídios (45), enquanto Alagoas (18) lidera em termos relativos.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...