quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

China: Popularidade de casal gay na web rompe silêncio sobre tema

Casamentos gays ainda são raros na país, devido principalmente a uma antiga cultura centrada na família

China casamento gayUm professor de história aposentado e um revendedor de água se casaram na última quarta-feira, em Pequim, em uma cerimônia sem validade legal retransmitida ao vivo na internet. O caso, ainda raro no país, terminou abruptamente com a chegada do filho de um deles. Na transmissão, o casal é visto sentado ao lado um do outro, vestidos de noiva e noivo, abraçados, brindando e cantando, quando acontece o gran finale: o filho aparece, desliga a música e começa a bater nos convidados.

- Foi terrível. Meu filho disse que a cerimônia nos fazia perder a dignidade - disse ao “El País” um do dois chineses, já famosos entre os internautas.

Ao contrário da cerimônia em casa, no entanto, o casal recebeu uma recepção calorosa na internet, quando anunciou seu amor publicamente na semana passada no Weibo - a versão chinesa do Twitter. A conta na rede social, chamada de “amor de dois velhos avós” atraiu quase 24 mil seguidores até as primeiras horas de terça-feira, e milhares de comentários. Os dois, que se chamam de “bebê pequeno” e “bebê grande”, já tinham postado fotos e um vídeo onde aparecem conversando e se beijando.

“Estamos apaixonados. Não importa o quanto seja difícil, nunca vamos nos separar”, escreveram no Weibo.

O casal decidiu compartilhar a sua história na web, inspirados pela campanha pelos direitos dos gays em Hong Kong. Embora a comunidade de gays e lésbicas na China seja cada vez mais aceita, especialmente em grandes cidades como Pequim e Xangai e na internet, este é um exemplo das dificuldades que os homossexuais recebem na China por parte de seus familiares.

A união pública entre o professor e o revendedor de água não é o única de esse tipo no país. O primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo aconteceu em agosto de 2011, em Shenzhen, com a presença de cinco convidados. Em outubro do ano seguinte, a ampla acolhida de outra cerimônia homossexual, desta vez na província costeira de Fujian, levou muitos ativistas a considerarem um sinal da mudança na aceitação social.

Os casamentos gays ainda são raros na China, devido principalmente a uma antiga cultura centrada na família, e na importância cultural e econômica de ter filhos, que precisam cuidar dos mais velhos - já que o sistema de pensões não cobre as necessidades básicas.

A maioria dos homossexuais, especialmente os homens, se passam por heterossexuais para se casar e ter um primogênito. Não há números oficiais, mas Zhang Beichuan, sexólogo da Universidade de Qingdao, estima que cerca de 90% dos gays são casados com mulheres, por pressões familiares.

- A pressão é muito grande e muitos saem do armário apenas parcialmente, quando se mudam para grandes cidades ou através da internet - diz Stephen Leonelli, assessor da associação homossexual Centro LGBT de Pequim. - Na China, as minorias sexuais não têm apenas que superar o estigma de serem diferentes, mas também têm que lidar com as pressões da família.

Chi Peng, um artista de 32 anos da província de Shandong, conta que quando se mudou para a capital para estudar começou a expressar sua orientação sexual naturalmente.

- Eu não sinto qualquer tipo de discriminação. Apenas meus pais que não sabem que eu sou gay.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...