quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Estados Unidos: Senadores de Illinois aprovam o casamento gay

Os senadores do Estado norte-americano de Illinois acabam de aprovar o casamento igualitário. Por 34 votos a favor e 21 contra, os senadores deram este verdadeiro presente de dia dos namorados para os gays do Estado _hoje é Valentine's Day nos Estados Unidos.

Agora, só falta o governador Pat Quinn sancionar a lei, o que deve acontecer muito em breve. Ele é do Partido Democrata e já se mostrou amplamente favorável ao casamento igualitário. Em entrevista ao Chicago Tribune no fim do ano passado, o governador disse torcer para que os senadores aprovassem a lei logo no começo de janeiro.

Uma pesquisa constatou que 47 por cento dos eleitores de Illinois apoiam o casamento homossexual e há um maior apoio entre os eleitores mais jovens, negros e latinos. Nestes grupos, a aprovação do casamento gay chega a 70%.
O projeto de lei que os senadores aprovaram foi obra do deputado estadual Greg Harris (do Partido Democrata). O estado de Illinois já tinha uma lei de união civil homoafetiva vigente há 18 meses.

Assim que aprovada pelo governador, Illionois será o 11º. Estado a contar com o casamento igualitário. Os outros são: Nova York, Maryland, Connecticut, Iowa, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Vermont, Washington e a Califórnia.

No Brasil
Através da Justiça, três Estados já garantem o casamento civil para homossexuais: Alagoas, Bahia e São Paulo, onde a medida passa a valer a partir desta segunda-feira.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...