quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Portadores do HIV têm prioridade na revisão dos benefícios do INSS

Resolução dá prioridade para revisão dos benefícios previdenciários

De acordo com a Resolução Nº 268, publicada na última semana de janeiro pelo Ministério da Saúde, portadores do HIV têm, a partir de agora, prioridade para a revisão dos benefícios previdenciários junto ao Instituto Nacional  do Seguro Social (INSS). A Resolução determina que os pagamentos sejam parcelados até 2020.

No portal da Previdência Social é possível fazer uma busca para saber quem tem direito à revisão. Basta clicar no ícone Art.29 e inserir os dados pessoais. O resultado sobre o direito ou não à revisão sai na hora. No caso dos portadores do HIV, haverá uma antecipação do pagamento da diferença no valor dos benefícios, previsto para março de 2013.

A revisão tem por objetivo aplicar o percentual inicialmente fixado pela Lei Nº 876/1999, que é de 80% dos maiores salários de contribuição do segurado, em benefício por incapacidade e pensões por morte, calculados com base em 100% dos salários de contribuição.

Um acordo firmado entre o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI), por meio de uma Ação Civil Pública, resultou neste benefício aos portadores do HIV.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...