segunda-feira, 25 de março de 2013

Um terço dos gays evita assumir por medo de rejeição, diz pesquisa

Ibope ouviu 2.363 internautas sobre temas ligados ao homossexualismo. Na pesquisa,16% dos homens se assumem gays contra 8% das mulheres.

gay armarioUm terço dos gays entrevistados em pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (25) diz que não assume a orientação sexual na família e no trabalho. O principal motivo apontado é o medo de rejeição, conforme mostrou o Jornal Hoje.

O apontamento é uma das conclusões do levantamento do instituto com 2.363 internautas. A pesquisa foi feita em um ano – de 11 de março de 2012 a 19 de março de 2013. Os temas abordados incluíram ainda a opinião sobre o casamento gay e adoção de crianças por casais homossexuais.

Entre os entrevistados que afirmaram ser homossexual ou bissexual, 31% disseram que não assumem perante a família, enquanto outros 33% não assumem diante de colegas de trabalho.

Em ambos os casos, o medo de rejeição é o principal motivo: 57% e 32%, respectivamente.

No ambiente profissional, o medo de que a orientação interfira na carreira foi a razão apontada por 24% dos entrevistados.

Total dos gays na pesquisa
Do total dos entrevistados, 83% se disseram heterossexuais, 7% homossexuais, 5% bissexuais, e 4% preferiram não responder.

O estudo mostra que 35% dos internautas participantes revelaram ter pelo menos uma pessoa gay na família. De acordo com os pesquisadores, o número pode ser maior porque muita gente ainda não se assume.

Ainda segundo a pesquisa, os homens afirmam mais facilmente que são homossexuais ou bissexuais: 16% dos entrevistados do público masculinos contra 8% das mulheres. A idade também é fator relevante. Quanto mais jovem, maior a facilidade em assumir o opção sexual.
Entre os que assumiram a homossexualidade, 15% têm até 29 anos, 10% têm de 30 a 49 anos e 5% têm mais de 50. A concentração por  regiões do país é parecida no Sul (10%) Sudeste (13%)  Centro Oeste (14%), Nordeste (13%). E bem menor no Norte (2%).

Adoção
Dos entrevistados, 54% aceita a adoção de crianças por casais de mulheres, e 52% se declarou a favor da adoção por casais de homens. Entre aqueles que não concordam, as duas principais razões são: "no futuro, isso pode influenciar a orientação sexual da criança" e "a criança pode sofrer preconceito".

Casamento gay
A pesquisa apontou que praticamente metade (47%) dos entrevistados concorda com o casamento gay. Se considerado o público declarado homossexual ou bissexual, o total sobe para 51%.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...