terça-feira, 16 de abril de 2013

Canadá: Órgãos são rejeitados por que doador era homossexual

Rocky Campana 02Uma mãe do Canadá está revoltada pois acredita que os órgãos de seu filho morto, que era doador declarado, foram rejeitados por ele ser gay. Nancy Campana é mãe de Rocky, morto por complicações após uma tentativa de suicídio.

“Eu fui perguntada se ele era um homem gay e eu respondi que sim. Depois fui perguntada se ele era sexualmente ativo ou se tinha um parceiro, e também disse que sim”, contou Nancy após conversa com a Trillium Gift of Life, organização que cuida da doação de órgãos em Ontário, província canadense onde ela e o filho moravam.

Ela garante que o tom da conversa mudou após a informação que o filho era gay e, em seguida, a família foi informada que os órgãos de Rocky não poderiam mais ser doados.

“Quando eu desliguei o telefone e contei tanto para o pai de Rocky, como para seus amigos… muitos deles desabaram. Os que eram gays me disseram: ‘Nancy, não podemos doar sangue, eles não vão aceitar nossos orgãos”, contou ao site CBC.

Apesar de revoltante, a decisão não viola a lei do Canadá, onde homens gays sexualmente ativos pelos últimos cinco anos não podem doar órgãos, pois são considerados alto grupo de risco para a transmissão de DSTs! A família de Rocky Campana, no entanto, está empenhada em aprovar uma mudança na lei e já trabalha em uma petição para que as autoridades locais revejam essa determinação. Eles querem que seja mais fácil para que um homem gay, se for de desejo dele, seja um doador de órgãos.

fonte: Pheeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...