terça-feira, 16 de abril de 2013

Estados Unidos: Liga de hóquei no gelo anuncia medidas de apoio aos jogadores gays

A NHL, liga norte-americana de hóquei no gelo, e jogadores anunciaram ontem que vão adotar um conjunto de medidas em apoio a atletas gays.

NHLO anúncio aconteceu em meio a especulações de que um atleta de uma das quatro principais ligas profissionais da América do Norte vai assumir sua condição homossexual publicamente.

A NHL firmou parceria com a Your Can Play Project (Projeto Você Pode Jogar, em tradução livre), grupo que combate a homofobia nos esportes, e planeja debater o assunto entre times e atletas.

Não há um jogador assumidamente gay nas principais ligas profissionais. "É um dos últimos 'armários' aqui e um dos mais importantes", disse Brian Ellner, membro do Athlete Ally, organização que apoia atletas gays.

As outras grandes ligas (futebol americano, basquete e beisebol) adotam políticas que proíbem discriminação baseada em orientação sexual e vários dirigentes falam em apoio aos atletas gays.

Nenhuma, porém, parece ter assumido de maneira enfática esse posicionamento.
Patrick Burke, olheiro do Philadelphia Flyers e um dos fundadores do You Can Play, afirma que o objetivo não é preparar atletas para assumir a homossexualidade.

"Mas estamos prontos para fazer o que o jogador quiser", disse Burke. "Se ele quiser fazer milhares de entrevistas e participar de manifestações de orgulho gay, estamos preparados para isso. Do mesmo modo se ele não quiser falar sobre o assunto."

Além de seminários para calouros e equipes treinadas para os jogadores que necessitem de aconselhamento, a NFL diz se preocupar com questões de segurança.

Quando um atleta assumir ser gay, o público será monitorado para que o jogador não seja alvo de hostilidades.

fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...