segunda-feira, 29 de abril de 2013

No Brasil, vôlei puxa fila de esportistas que anunciaram homossexualidade

MichaelEnquanto nos Estados Unidos o pivô da NBA Jason Collins quebrou um tabu entre as grandes ligas americanas do esporte ao se assumir gay, no Brasil o vôlei já produziu casos emblemáticos da mesma situação. Em 2011, Michael, do Vôlei Futuro, revelou ser homossexual após ser vítima de ofensas durante jogo da Superliga contra o Sada Cruzeiro. O ex-jogador Luiz Cláudio Alves da Silva, o Lilico, que morreu em 2007, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), também declarou sua orientação sexual na década de 90. Ele disse que não convocado para a Olimpíada de Sydney, em 2000, por ser gay.

A americana Stacy Sikora, que atuou na Superliga Feminina entre 2010 e 2012, também pelo Vôlei Futuro, admitiu ser gay no ano passado. Outro anúncio recente entre brasileiros foi o da goleira da Seleção de handebol, Mayssa Pessoa, que disse no período da Olimpíada de Londres ser bissexual.

Na WNBA, versão feminina da liga de basquete, as americanas Seimone Augustus, Brittney Griner se encaixam no mesmo quadro de Collins. Ex-jogador da NFL, o jamaicano Kwame Harris também assumiu ser homossexual, mas fez o anúncio depois de sua aposentadoria, em 2008. Na época, ele disse que pretendia incentivar outros atletas a tomarem a mesma atitude.

No ano passado, o campeão de boxe Orlando Cruz assumiu ser gay. Na época, ele publicou uma nota em que disse querer ser verdadeiro consigo mesmo e que pretendia se tornar 'o melhor modelo possível para crianças que veem o boxe como um esporte e uma carreira profissional'.

fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...