quarta-feira, 22 de maio de 2013

Escócia: Igreja decide aceitar pastores gays e lésbicas

Escócia igrejaFoi aprovada em assembleia geral da Igreja da Escócia, na cidade de Edimburgo, nesta segunda feira, que sacerdotes gays e lésbicas possam assumir cargos nas igrejas desta ordem protestante que é a maior do país. A decisão divide opiniões, de qualquer forma, cada congregação regional terá agora a permissão para aceitar sacerdotes gays ou não.

Com opiniões contrárias, alguns manifestantes fizeram protestos em frente ao prédio da assembleia geral em Edimburgo. Jhon Chalmers, dirigente Igreja da Escócia observou a importância da discussão em promoção à paz: “De uma forma ou de outra, esta foi uma votação maciça pela paz e para unir a igreja". A Igreja da Escócia foi fundada no século XVI e tem mais de 300 mil membros.

O debate relacionado à aceitação e sacerdotes homossexuais ocorre desde 2009, quando na cidade de Aberdeen foi escolhido um ministro abertamente declarado gay. Ainda na discussão desta segunda-feira , entrou em pauta a questão de se restringir o sacerdócio apenas para gays celibatários ou que tivessem uma união estável com seu parceiro, o que não foi aceito, sendo rejeitado o celibato com 340 votos contra. Aprovação desta segunda foi apenas um pequeno passo, pois a decisão deverá passar por aprovação no Congresso que levará a implementação da decisão somente em 2015. 

fonte: Lado A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...