quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estados Unidos: Admissão de escoteiros gays afasta grupos religiosos

Porta-voz de igreja pentecostal prevê desfiliação em massa nos Estados Unidos

escoteiros Estados UnidosA decisão de aceitar abertamente a participação de escoteiros homossexuais, tomada na semana passada pelo conselho americano dos 'boy scouts', pode provocar a desfiliação em massa de grupos religiosos, responsáveis por 70% do patrocínio à entidade. Algumas instituições mais conservadoras já comunicaram sua rejeição à medida.

“Nós acreditamos que a mudança da política dos escoteiros levará a um êxodo, já que muitas igrejas não podem apoiar uma organização que permite a entrada de homossexuais”, afirmou ao jornal The Washington Post Roger Oldham, porta-voz do comitê executivo da Convenção Batista do Sul, um grupo pentecostal que apoiava os escoteiros.

Com ou sem êxito, já existem várias alternativas religiosas ao oficial grupo de escoteiros, conhecido como BSA (Boy Scouts of America): os Desbravadores (adventista), os Embaixadores Reais (batista) e os Guardas Reais (das assembleias de Deus), entre outros. Somente o programa batista está presente em 3.000 igrejas nos Estados Unidos.

Decisão histórica
A medida tomada pelo conselho dos escoteiros foi aprovada com mais de 60% dos votos. Participaram da consulta, realizada no Texas, mais de 1.400 representantes do país inteiro.

A decisão é considerada histórica para uma organização símbolo do tradicionalismo americano. Mas não aplaca as divisões internas que marcaram anos de debate sobre o tema. Para os críticos, a medida tomada pelo conselho é uma "vitória vazia" dos militantes da causa gay, uma vez que foi mantida a proibição aos adultos homossexuais de servirem como líderes dos escoteiros.

fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...