quarta-feira, 8 de maio de 2013

Homofobia de diplomatas brasileiros causa intervenção do Itamaraty

Dois diplomatas são acusados também por abuso de autoridade, humilhações e perseguições e racismo

Américo Dyott Fontenelle e Cesar CidadeO Itamaraty vai investigar denúncias de assédio sexual contra o cônsul-geral e o cônsul-geral-adjunto em Sidney, na Austrália. Américo Dyott Fontenelle e Cesar Cidade são acusados de assédio moral e sexual, abuso de autoridade, humilhações e perseguições, racismo e homofobia.

Uma funcionária disse que sofreu assédio (era agarrada por trás), e recebia comentários pejorativos (em que estaria em uma "posição sugestiva"). Oito funcionários chegaram a pedir demissão e outros seis pediram transferência devido aos assédios. O grupo que acusa também afirmou que as pessoas que procuravam o consulado eram agredidas verbalmente.

Américo Fontenelle já foi investigado por acusações semelhantes, em 2007, quando trabalhava no Canadá, mas o caso foi arquivado. O Itamaraty nomeou uma comissão de ética formada por três embaixadores para analisar o caso. O cônsul-geral do Brasil em Sidney, Américo Fontenelle, disse que não vai se pronunciar oficialmente sobre o processo disciplinar e nega as acusações. 

fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...