sexta-feira, 28 de junho de 2013

Rio de Janeiro: Centro irá receber marcha pelo Orgulho LGBT

fora feliciano RioNesta sexta (28/06), o mundo celebra o Dia do Orgulho LGBT! E uma grande passeata será realizada na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, intitulada “Marcha pelo 28 de junho: Dia Mundial do Orgulho LGBT. Homofobia até quando?”!

O movimento quer chamar a atenção para os recentes casos de violência homofóbica registrados no estado do Rio de Janeiro. A concentração está marcada para as 16 horas, na Candelária, e a caminhada seguirá até a Cinelândia.

Organizada pelo Grupo Arco-Íris, que desde 1995 realiza a Parada do Orgulho LGBT do Rio, a manifestação quer ligar o alerta para o crescimento do fundamentalismo religioso e do conservadorismo político, que impedem que o poder legislativo brasileiro avance nas questões relacionadas aos direitos humanos, principalmente da população LGBT.

Entre as reivindicações da passeata, estão a aprovação da PLC 122, que criminaliza a homofobia no Brasil, e do Projeto de Lei n° 2054/2013, que visa punir estabelecimentos e agentes públicos que discriminem as pessoas em razão de sua orientação sexual.

“O Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, é muito simbólico para a população LGBT, pois marca o começo da luta moderna pelos seus direitos e sua cidadania. Quanto mais os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais conquistam direitos, mais reações contrárias são vistas. Faremos essa passeata pacífica para chamar atenção para crimes bárbaros de violência homofóbica que ainda são registrados no nosso estado, em pleno século XXI”, diz o presidente do Grupo Arco-Íris, Júlio Moreira.

fonte: Pheeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...