quinta-feira, 25 de julho de 2013

Montenegro: Primeira parada gay acaba em confrontos

Parada Gay Budva 2013Aos gritos de “matem os gay”, cerca de 200 pessoas atacaram ativistas homossexuais que participavam da primeira passeata pública do orgulho gay na cidade costeira de Budva, em Montenegro. O choque ocorre no momento em que a pequena nação busca melhorar seus índices de direitos humanos para se unir à União Europeia.

Os agressores jogaram pedras, garrafas e vidros contra cerca de 40 ativistas que vestiam camisas com as cores do arco-íris, símbolo do movimento gay. A polícia também acabou sendo atingida no ataque.

Carregando cartazes com a mensagem “Montenegro saudável”, os opositores chamavam os ativistas homossexuais de “doentes”. Pelo menos dez deles foram presos e vários ficaram levemente feridos, informaram as forças de segurança.

A polícia interveio para expulsar os agressores e permitir a realização da passeata. Os participantes marcharam brevemente pela costa e depois pararam para ouvir discursos, enquanto extremistas os insultavam à distância. Mais tarde, a polícia voltou a entrar em choque com um grupo menor de manifestantes em vários pontos da cidade.

Zdravko Cimbaljevic, um dos organizadores da marcha, disse que não esperava uma reação tão violenta, o que obrigou os ativistas a encurtarem sua rota para evitar novos confrontos. Os opositores haviam postado avisos falsos em edifícios públicos em Budva anunciando a morte de Cimbaljevic.

- Esta é a verdadeira face de Montenegro - disse o ativista.

O primeiro-ministro Milo Djukanovic condenou a violência e disse que o governo tinha que proteger as minorias.

- Se a política do governo é de apoiar os direitos de todas as pessoas, se adotamos estratégias para proteger os direitos de todas as minorias, incluindo a sexual, então nós temos que agir dessa maneira também -disse.

fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...