sábado, 3 de agosto de 2013

Atletas olímpicos vão participar de Parada Gay contra leis da Rússia

O alpinista Mike Janyk e a snowboarder Mercedes Nicoll protestam contra prisão de competidores que façam propaganda homossexual em Sochi 2014

Mike JanykA confirmação de que as leis anti-gays da Rússia vão vigorar durante os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em Sochi em fevereiro de 2014, causou o descontentamento de alguns atletas olímpicos que, em protesto, vão participar neste fim de semana de uma parada contra a legislação que decreta prisão para quem fizer propaganda homossexual durante as Olimpíadas.

O alpinista Mike Janyk e a snowboarder Mercedes Nicoll, que representaram o Canadá nas Olimpíadas de inverno de 2006 e 2010, são alguns dos nomes que vão estar na parada do orgulho gay que será realizada neste fim de semana em Vancouver.

- A oportunidade surgiu para entrar na parada do orgulho como um atleta olímpico e eu pensei que era uma ótima ideia - afirmou Janykà Reuters.

Comitê Olímpico Canadense já tinha se posicionado contra às leis anti-homossexuais adotadas pela Rússia e chegou a aumentar a visibilidade da comunidade gay que que participa de eventos esportivos em todo o país.

- Praticar esportes é um direito humano e deve estar disponível para todos, independentemente de raça, gênero ou orientação sexual - disse Dimitri Soudas, porta-voz do Comitê.

De acordo com as leis russas, qualquer atleta ou torcedor, gay ou defensor dos direitos dos mesmos (incluindo atletas e treinadores) podem ser presos por até 14 dias e, em seguida, expulsos do país caso tenham atitude  de divulgação do que é designado como “propaganda homossexual”, além do pagamento de uma multa de até R$ 6,3 mil.

fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...