segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Brasileiro, namorado de jornalista americano é detido e vira manchete no mundo

Jornalista e o namorado moram no Rio.

David Miranda and Glenn GreenwaldDavid Miranda, que namora o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, do “The Guardian”, foi retido por nove horas, no domingo, 18, no aeroporto de Heathrow, em Londres, causando um incidente diplomático entre Brasil e Inglaterra e que ganhou as manchetes de jornais de todo o mundo.

Greenwald foi o responsável por expor os programas secretos dos Estados Unidos de interceptação de dados vazados pelo ex-técnico da agência de segurança americana Edward Snowden.

Miranda estava vindo de Berlim ao Rio de Janeiro e apenas passou por Londres. Lá, a polícia britânica o prendeu alegando política de antiterrorismo.

“Esse é um profundo ataque contra a liberdade de imprensa e o processo de coleta de notícias. Reter meu parceiro por nove horas, lhe negando um advogado, e então apreender boa parte de suas coisas, claramente pretende mandar uma mensagem de intimidação para aqueles que, como nós, estamos reportando sobre espionagem, denunciou, indignado, Greenwald, no site do “The Guardian”.

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, divulgou nota no domingo dizendo que a atitude era “injustificável”. “O governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repita”.

fonte: ParouTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...