segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Croácia: Governo aprova união civil entre pessoas do mesmo sexo

Croácia união gayMais um país produz avanços em relação aos direitos dos LGBTs. Chegou a vez da Croácia, país extremamente católico no leste europeu, aprovar a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

O anúncio foi feito na segunda-feira (05/08) por representantes do governo croata. “É importante que o Estado reconheça essa realidade e garanta os direitos deles”, falou Arsen Bauk, representante do Ministério Público, em entrevista ao Gay Star News. Entretanto, a união civil não será interpretada como casamento e não dará direito ao casal de adotar crianças.

A notícia foi comemorada pelos ativistas gays do país, como o coordenador anti-discriminação da Parada do Orgulho LGBT de Zagreb. “É claro que o casamento igualitário é o nosso objetivo, mas o que conseguimos já é um grande passo. Todos os países que conquistaram o casamento gay passaram, antes, pela união civil”, comentou.

Assim como Inglaterra e Estados Unidos, a batalha teve muitos obstáculos. Em julho, a Igreja Católica da Croácia conseguiu 750 mil assinaturas, mais de um quinto da população, para que a Constituição banisse o casamento homossexual. Porém, a campanha foi contra algumas regras do país, como abuso de publicidade e violência.

fonte: Pheeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...