quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Grupo critica escassez de gays como protagonistas em Hollywood

por Chris Michaud

HollywoodMenos de 15 por cento dos grandes filmes produzidos no ano passado em Hollywood tinham personagens homossexuais, quase sempre em papéis de pouco destaque, disse a entidade ativista Glaad em relatório divulgado nesta quarta-feira.

O grupo, que monitora a representação LGBT (homossexuais, bissexuais e transgêneros) na mídia, fez pela primeira vez um levantamento intitulado Índice de Responsabilidade dos Estúdios, mapeando a quantidade, qualidade e diversidade das imagens produzidas.

"Sendo uma grande influência na cultura americana e uma das principais exportações midiáticas da nossa nação, a falta de personagens LGBT em filmes de grande orçamento precisa mudar", disse o porta-voz da Glaad, Wilson Cruz, em nota que acompanha o relatório.

"Até que personagens LGBT seja retratados nesses filmes de forma substancial com mais regularidade, permanecerá a impressão de uma tendência (anti-)LGBT por parte dos estúdios", disse Cruz.

Embora executivos e astros de Hollywood se manifestem com firmeza em favor dos direitos dos homossexuais, a Glaad disse que de 101 filmes lançados por grandes estúdios, só 14 tinham personagens identificados como lésbicas, gays ou bissexuais, e nenhum tinha personagens transgêneros.

Dos 14 personagens, apenas 6 foram considerados pertinentes para a trama, enquanto os demais serviam apenas como "escada" para piadas ou para definir um ambiente urbano.

As comédias são muito mais propensas a terem personagens LGBT, presentes em mais de um terço dos lançamentos do gênero. Só um dos 21 dramas lançados pelos grandes estúdios tinha um personagem gay.

fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...