quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Chile: Principal acusado pela morte de jovem gay é condenado à prisão perpétua

Daniel Zamudio, de 24 anos, morreu depois de 24 dias em coma em março do ano passado

Daniel Zamudio 02Um tribunal chileno condenou Patricio Ahumada à prisão perpétua pelo assassinato do jovem gay Daniel Zamudio, e a penas de 7 e 15 anos outros três envolvidos no crime. Zamudio, de 24 anos, morreu depois de 24 dias em coma, em março do ano passado, num crime que gerou grande polêmica no país.

- É uma pena exemplar, eles vão apodrecer na cadeia - disse Iván Zamudio, pai da vítima, após a divulgação da sentença.

Os quatro já haviam sido declarados culpados em outubro, depois que a justiça determinou que eles tiveram responsabilidade no brutal ataque sofrido por Zamudio em um parque no centro da capital Santiago, segundo a investigação judicial. Ahumada, que depois de 20 anos poderá pedir benefícios carcerários, foi considerado o líder do grupo que golpeou o jovem até provocar sua morte. A defesa dos condenados tem 10 dias para recorrer da sentença.

Patricio AhumadaO jovem foi encontrado por um guarda na manhã do dia 3 de março de 2012. O segurança declarou que “nunca havia visto uma agressão tão brutal”. Zamudio levou chutes, socos, cortes e queimaduras, teve suásticas desenhadas pelo corpo com cacos de vidro e a perna direita fraturada com uma pedra de oito quilos. A comoção causada pelo crime levou à aprovação de uma lei contra a discriminação, que leva o nome de Zamudio.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...