segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ministério da Saúde discute antecipação do tratamento de pacientes com HIV

Pacientes com CD4 acima de 500 poderão receber remédios gratuitamente, se protocolo foi aprovado

antiretroviraisTodos os adultos diagnosticados com HIV podem, em breve, tratar a doença. Está em consulta pública um protocolo de atendimento do governo que prevê acesso aos antirretrovirais para todos os soropositivos.

Hoje, podem receber os remédios gratuitamente o paciente com HIV que tiver CD4 (células de defesa do organismo) abaixo de 500 para cada milímetro cúbico de sangue, casais sorodiscordantes (aqueles em que um dos parceiros tem o vírus e o outro não), com CD4 acima de 500 células para cada milímetro cúbico de sangue, pacientes que convivem com outras doenças, como tuberculose e hepatite, e pacientes assintomáticos com CD4 menor de 500.

Segundo a “Agência Brasil”, se aprovado o novo protocolo, o tratamento chegará um grupo de pacientes que têm CD4 acima de 500 e não apresentam os sintomas da doença. O Ministério da Saúde avalia que mais 100 mil paciente possam, com a mudança, ter acesso aos medicamentos. De acordo com a pasta, estudos internacionais mostram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV.

O Ministério da Saúde estima que atualmente cerca de 700 mil pessoas vivam com HIV e aids no país, mas 150 mil não sabem que têm o vírus ou a doença. Ao todo, 313 mil recebem tratamento com medicamentos antirretrovirais gratuitos. O Brasil registra, em média, cerca de 38 mil casos de aids por ano. Desde os anos 80, quando teve início a epidemia, foram contabilizados 656 mil casos.

O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, destaca que a medida terá efeito benéfico especialmente sobre as populações mais vulneráveis ao HIV, entre elas homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Ele ressalta que o Brasil será o primeiro país em desenvolvimento a adotar a política de tratamento como prevenção.

A consulta pública está aberta para contribuições da sociedade até o dia 5 de novembro. A validação das proposições recebidas e elaboração da versão final consolidada do protocolo será coordenada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, que deve finalizar o documento no próximo mês.

fonte: ParouTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...